terça-feira, 7 de junho de 2011

Renda-se aos encantos do ladrilho hidráulico!!!

Usar ladrilho hidráulico na construção é um sonho antigo para mim, vira e mexe eu pesquiso, guardo imagens, planejo, quero saber os valores, pois é, estou novamente nesta fase e resolvi desta vez compartilhar com vocês. Eu tenho uma predileção por patchwork de ladrílho hidráulico  que dá um certo aconchego contemporâneo, trás alegria para a casa, também gosto muito dos modelos com desenhos geométricos monocromáticos, pois formam um ambiente bem retrô que eu adoro, sem contar os barrados ou tapetes de ladrilhos misturados com outros materiais como madeira ou cimento queimado, que formam um ambiente mais rústico.
Segundo as minhas pesquisas este material é antigo,  logo depois da criação do cimento na roma antiga, foi muito usado no período Bizantino para as construções de castelos e templos luxuosos, aqui no Brasil chegou com os portugueses para a contrução de belos palacetes , foi fabricado aqui no ínício do século 19 pelos italianos, virou uma frebre nos anos, 10, 20, 30,40 e 50 e agora voltou com tudo por causa do estilo retrô. Na verdade este material nunca deixou de seu usado, apenas o seu uso ficou limitado a um númeo menor de pessoas devido ao seu valor e  também a tantas outras opções de revestimentos existentes no mercado. O seu valor não é baixo, mas  pode variar bastante devido à procedência, ao tamanho, à estampa e cores, são inteiramente confeccionados à mão,  os modelos estampados e coloridos, são vendidos pela unidade. Uma outra opção é comprar um lote em casa de material de demolição e restaurar, neste caso o tratamento é lixar as peças e depois aplicar uma resina para impermeabilizar. A durabilidade deste material, pode ser de até 100 anos, não é o máximo???
















Créditos: Kika Reichert, Casa e Jardim, Casa e construção, Branca Rotelli, Micheli e o design.

4 comentários:

  1. Adriana amada que postagem
    mais charmosa, aqui perto de
    casa tem uma loja ladrilhos
    antigos eu fico babando todas
    as vezes que passo em frente!
    bjs tenha dias lindos e abençoados!

    http://www.alcenacvc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ladrilho hidráulico é o máximo!!! Sou muito fã assim como você e as imagens estão lindas!!! Aqui em Brasília são muito poucas as alternativas mas em São Paulo tem algumas fábricas (acho que uma delas se chama fábrica de mosaicos) onde você escolhe a estampa e faz a composição de cores. Outra alternativa um pouco mais barata são linhas de azulejos que foram lançadas na última Exporevestir onde os desenho são similares aos de ladrilhos mas com um valor mais acessível e muito bonitas!!! Grande abraço!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  3. Renderei me, estou pensando em uma faixinha em volta da minha lareira!
    beijinhus,Mayana


    baonilha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Em Sampa procure pela DE STIJL que revende a linha de ladrilhos da BRASIL IMPERIAL. Eles fazema venda por peça e por m² também - que fica mais em conta, mas existe uma metragem mínima pra venda.

    ResponderExcluir