quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Antoni Gaudí

 Um dia lendo uma postagem da querida Carla Maciel no blog amigo Arquitrecos, senti um carinho muito especial de Carla pelo trabalho de Gaudí, como  eu também sou uma profunda admiradora deste artista/arquiteto, resolvi fazer uma pequena homenagem aos dois... Carla Maciel e Gaudí, beijos!!!

Arquiteto espanhol (25/6/1852-10/6/1926). É considerado a personalidade mais importante do modernismo catalão, ramo do movimento art nouveau, que pretende a integração entre arte, arquitetura e natureza. Antoni Plàcid Gaudí y Cornet nasce em Reus, perto de Tarragona, e estuda na Escola de Arquitetura de Barcelona. De hábitos austeros, mantém-se solteiro e dedica sua vida à arquitetura, que considera a síntese de todas as artes.
A influência de arquitetos da Idade Média é clara já em suas primeiras obras, como a Casa Vicens e o Palácio Güell. Também nesses dois exemplos se notam algumas características constantes na obra de Gaudí: a concepção do prédio como um todo e a abundância de elementos hispano-arábicos.
A maior parte de seus trabalhos se encontra na cidade de Barcelona ou nos arredores, como o Parque Güell (1910-1914), feito de fragmentos de ladrilhos, azulejos e outros materiais que o tornam parecido com um imenso mosaico, e a Igreja da Sagrada Família, iniciada em 1883 e ainda em construção, que combina elementos góticos, românticos e modernos. Gaudí morre atropelado por um bonde.

Bancos no Parque Güelle agora
Detalhe parque Güell

Casa Batlló

Detalhes Casa Batlló

Casa Milá

Detalhes da Casa Milá
Gaudí fazia pessoalmente a parte de serralheria, como grades, janelas, fechaduras entre outros... uma ofício/arte que aprendeu com o seu pai e que desenvolveu  como ninguém.
Sagrada Família

Vitrais da Sagrada Família

Detalhe da parte interna da Sagrada Familia.
Detalhes da Sagrada Família

Sagrada Família


Detalhes das cháminés da Casa Milá

Cripta Güell


Arcos de Gaudí




3 comentários:

  1. Oi Adriana, amei o post!!!! Acabei de fazer um comentário no blog do Felipe Bastos dizendo que ano que vem vou fazer a minha viagem a Barcelona e chorar a cada esquina em que esbarrar com uma obra de Gaudi, uma grande emoção!!! Minha paixão é tão antiga que sempre encontros amigos de longa data que me dizem: "Estive em Barcelona e só lembrava de você!!!" Acho que está na hora de ir matar minha curiosidade não é? Muito obrigada pelo post, fiquei super emocionada, você é uma linda mesmo. Tá vendo? Por essas e outras é que você estava fazendo uma falta danada por aqui!!! Que bom que voltou!!!
    Grande beijo!!!! Obrigada!!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Passei só para fazer uma visitinha rápida, me atualizar pois é sempre uma delícia ler seus posts e para avisar que tem SORTEIO & LIQUIDAÇÃO lá no blog e na lojinha. Um ótimo fim de dia... Beijos
    www.negracriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Iglesia muy hermosa
    muy hermosas fotos
    y muy inspirador este sitio

    la paz de Dios

    ResponderExcluir