quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Com fogo





















Créditos: My magical journey, Casa e Jardim, Blog do Luxo, Siadecor, Depósito São Martinho, Jardins Maravilhosos, Tray mundo interiores, Miriam Decor, Indigenous Dialogues, Casa Trés Chic, Elephant Feathers, Dying of cute e Wit delight.
 
 
O ELEMENTO FOGO
O Fogo é o grande motor da existência.A força explosiva primordial. A potência ativa, geradora, interveniente.
O núcleo dinâmico da energia física e psíquica.
Fogo é expansão, irradiação, progeção. Na Astrologia os signos de fogo simbolizam ação. A forma como a personalidade se afirma e dinamiza. Por isso, ele é o elemento que ensina a verdadeira qualidade de cada um, a sua identidade.
Ao nível psicológico, o Fogo é o mundo de emoção.
Em mover e significa na sua origem pôr em movimento. Isso é, agitar-se emocionar-se, vibrar num registo mais acelerado. A emoção expande-se, adere, edentifica-se. Vivência a que vulgarmente se chama amor. O Amor é uma emoção de Fogo. Como a Fé, que é adesão amorosa a um conhecimento,é o Fogo igualmente.
Os mestres chineses definem o Fogo como aquilo que se agarra. Sem suporte, o Fogo apaga-se, consome-se. Por isso, o Fogo exprime sempre a Fé em alguma coisa. Força dinamizada por alguém ou por algum objetivo. O Fogo arde através de uma qualquer lenha, física ou psíquica, que lhe serve de alimento.
Em termos subjetivos, fogo é entusiasmo, tem sempre uma causa que o justifica, um estímulo, uma razão de ser que acende a fogueira das emoções. Por isso, o ar que é energia mental ativa o Fogo.
Quanto isso ou esses em que nos projectamos já não suportam a nossa expansão, perde-se o Fogo. Perder o Fogo é não ter força Vital.É ficar inativo, passivo, parado, sem vontade de intervenção.É ficar prisioneiro da Água.Retido por memórias inconscientes, fechado num universo íntimo, obscuro e redutor.
Se Fogo é Vida, a ausência de Fogo é a morte.
O Fogo ativa a subjetividade individual com o mundo exterior. Ao agir, o fogo evapora a água dos nossos registos inconscientes.O sentimento que daí resulta é um sentimento de prazer. Traduz o bem-estar de uma consciência ampliada pela libertação de cargas irracionais. Por isso, a expressão do Fogo é o riso.
São três os signos de Fogo: o Carneiro, simboliza o primeiro impulso ativo; o Leão, Fogo da consciência individualizada;  o Sagitário, o terceiro e último Fogo.A sua seta indica a direção. Fogo orientado, atribuído ao ideal que pode animar a vida.Traduz uma projeção amorosa numa ética imutável. Noutro grau de conhecimento, além da força instintiva do Escorpião.
O Fogo do Sagitário exprime a identificação emocional aos valores do Espírito, permite a quem com ele se emociona ascender a níveis superiores de consciência.

O Fogo.Força primordial, potência ativa,geradora, interveniente. Simboliza o Mundo de Emoção.


Do Livro Portugal Misterioso  Selecções Reader,s Digest


7 comentários:

  1. Adriana minha querida

    Sou fascinada por esse elemento.
    Ele aquece, atrai, aconchega.
    Beijinhos

    Lucia

    ResponderExcluir
  2. Lindas imagens!
    Para aquecer a alma... e cheio de sentimentos bons!

    Beijinhos carregado de carinho.
    Lorena Viana,
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Flor!
    Hoje a minha visita é para te fazer um convite! :)
    Venha participar do “Mosaico de Luz” do Blog Passarinhos no Telhado!
    Conto com a tua participação hem!
    Grande beijo!
    Sheila
    Passarinhosnotelhado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho muito lindo um cantinho com fogo! Ainda mais em locais onde o inverno é bem friozinho como aqui no sul! Amei a seleção!!!

    Bjs,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi querida...
    Amei as imagens e o post e coisa bonita é comigo mesma, adoro!!! Beijos e ótimo final de semana!!!
    www.negracriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir