sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Os encantos da Alfazema/Lavanda



Meus queridos, enfim chegou a tão esperada temporada de chuva aqui no sul de Minas Gerais, é o momento de preparar a terra e plantar. Além de criar minha horta, podei as árvores e estou organizando o jardim,  resolvi plantar entre outras plantas a alfazema ao redor da casa, que conheci um pouco mais  e me apaixonei ainda mais, graças  a minha querida  Claudia do blog Claudiaroma, que é aromaterapeuta das melhores e sabe tudo sobre o assunto, o cantinho da Claudia é uma delícia, vale a pena conhecer! Bom, eu pesquisei algumas informações  e imagens sobre a alfazema, confiram!!!

Origem
Cresce principalmente nas regiões quentes do Mediterrâneo, encontrada aclimatada e nativa em diferentes pontos do globo. Desde há muito conhecida e utilizada pela humanidade. Batizada de nardus pelos gregos, assim batizada por causa de Naarda, cidade síria à beira do rio Eufrates.A tranquilidade e a pureza são inerentes à fragância de alfazema. Perfume fresco e limpo, era o aditivo de banho preferido dos gregos e romanos, e o nome deriva do latim lavare (lavar). Conta-se que a peste não chegava aos fabricantes de luva de Grasse pois eles usavam a alfazema para perfumar o couro. Isso fez com que as pessoas na época andassem sempre com alfazema. Durante as duas Grandes Guerras, a alfazema foi utilizada para limpar os ferimentos; seu óleo vem sendo testado em bandagens cirúrgicas.

 Algumas propriedades

Uso medicinal

Diurética, expectorante, sedativa, antiinflamatória, sudorífica, antiespasmódica, anti-séptica, cicatrizante e colagoga.
Infusão para dores de cabeça e acalma os nervos. Alivia falta de urina, doenças de baço, cãimbras, gota, inapetência, insolação, fraqueza, vômitos, hipocondria, falta de regras, insolação, vômitos. Bom para digestão, dores reumáticas, tosses e resfriados, cistites e inflamações das vias urinárias, facilita a produção e eliminação da bile, combate enxaqueca. Gargarejo com decoção das flores alivia a dor de dente.



Uso aromaterápico: Consulte o blog Claudiaroma.

Fonte: www.cotianet.com.br/eco/herb/alfaz.htm






































Créditos: Claudiaroma, Lolli serene, Casamenteiras, Alguma Bossa, The bride's café, Calolina Country living, Vintage Rose Brocante, Elephant feathers, Umla, Simplypix, The farmers doughter, Tiny white daisies, Polly fields, Elisabethsrwold e Dying of cute.

5 comentários:

  1. Que lindas essas imagens! Dá quase pra sentir o cheirinho...
    Bom fim de semana,

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus sonhos é conhecer Provence, de tanto ouvir e "ver" a Claudia falar! Eu tbém amo a lavanda, plantei as sementes em 3 vasos, mas até aogra nada... e já faz um tempinho, por que será que não brotou? Bom, se você tiver alguma dica, me fala que eu ainda tenho uns 10 saquinhos de sementes! Bom fim de semana! Beijo! Vy

    ResponderExcluir
  3. Quem não gostaria de estar agora num campo de alfazemas em flor...
    Parabéns pelo belo post!É um dos meus preferidos, as imagens estão lindíssimas! Amo o perfume de alfazema e violeta é a minha cor favorita.

    Bom domingo...bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Adriana querida! que postagem maravilhosa...e obrigada por me sitar no texto! você é muito especial e estou adorando te conhecer cada vez mais...bjs e até mais!

    ResponderExcluir
  5. Oi Adriana, que delícia de postagens!

    Teu blog é tudo de bom!!!

    Se vê que vc. escolhe as fotos com o coração, PARABÉNS!

    Beijos e bom início de semana


    Audeni

    ResponderExcluir