domingo, 17 de abril de 2011

Hemicelulose: Tornando a água sem materiais pesados, radiação e sal

alberich.jpg
Fotografia:Alberich Matthews

De acordo com o site Planeta Sustentável, cientistas americanos anunciaram  a criação de um novo material capaz de remover metais pesados e radiação da água potável. Além disso, o material consegue remover também sal da água do mar para torná-la potável, o que ajudaria muito em situações de emergência:
Feito de uma espécie de celulose chamada hemicelulose e da casca de crustáceos em pó, ele foi desenvolvido por pesquisadores da North Carolina State University.
A espuma, que ainda está em fase de testes, foi criada pela equipe do Dr. Joel Pawlak e é recoberta com fibras de madeira. Ela funciona como uma esponja comum que, imersa na água, absorve elementos como o iodo radioativo.
O iodo radioativo em água potável é muito perigoso para a saúde. Nosso corpo não consegue distingui-lo do iodo não radioativo e, por isso, ele acaba sendo armazenado na tireóide, onde pode levar ao desenvolvimento de um câncer.
Para evitar esse risco, a espuma se liga ao iodo da água e o prende, evitando que seja ingerido ou cause danos ao ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário