quinta-feira, 28 de abril de 2011

Música desde cedo protege cérebro das perdas cognitivas



Música desde cedo protege cérebro das perdas cognitivas

Segundo matéria da Folha Online, aqueles que tocam ou tocaram instrumentos musicais por muitos anos parecem formar uma proteção natural contra perdas cognitivas que costumam ocorrer durante a terceira idade. Um estudo publicado na versão on-line do jornal “Neuropsychology”, da Associação Americana de Psicologia, mostra que as muitas horas dedicadas ao aprendizado de música trazem benefícios a longo prazo:
Mesmo que essas pessoas tenham largado o instrumento em algum momento das suas vidas, a mente ainda se mostra afiada na idade avançada, se comparada àqueles que nunca aprenderam música.
Um grupo formado por 70 musicistas com idade entre 60 e 83 anos se submeteu a variados testes de memória e habilidade para captar informações novas, entre outras situações.
O resultado é que se saíram melhor nas provas quem tocou música durante nove e dez anos. O que sugere que quanto mais as pessoas tocam, mais benefícios terão no futuro.
O piano ficou como o instrumento mais popular entre os músicos, seguido dos instrumentos de sopro. Todos eram amadores e tinham em comum terem iniciado aulas de música por volta dos dez anos.
O estudo também considerou o preparo físico e o nível educacional dos participantes. E, o que chamou a atenção, é que havia igualmente a relação entre a capacidade cognitiva e os anos de atividade musical se os voluntários estavam ou não envolvidos com música atualmente.
A descoberta mostra que o funcionamento cerebral pode ser alterado e a música pode ser um assunto para considerações futuras porque envolve uma combinação de capacidades motoras, leitura, audição e ações repetitivas.
A matéria foi encontrada clicando aqui.
Fonte: www.somenteboasnoticias.wordpress.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário